A caixa padrão de energia pode ser definida por diversos componentes, como um medidor de energia elétrica, disjuntores e fusíveis. Além disso, ela é ideal para saber quanto de consumo foi gasto ao longo do mês e poder cobrar de forma justa pelo serviço prestado.

O que é uma caixa padrão de energia?
Uma caixa padrão de energia é um dispositivo usado para medir a quantidade de eletricidade que flui através de um circuito elétrico. Assim, em geral sua instalação é na entrada da rede elétrica de uma casa ou edifício para medir o consumo de carga do local.
Quem instala o medidor de energia?
A instalação fica por conta do profissional da distribuidora de energia elétrica local, o técnico faz a conexão do medidor ao circuito elétrico da residência. Então, a empresa é responsável por fornecer e instalar, fazer a leitura do consumo e emitir as faturas de cobranças.
Essa instalação é ideal fazer de acordo com as normas e regras definidas pela firma para garantir a segurança e eficiência do sistema elétrico.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Quais são os tipos de caixas de energia?
Existem vários tipos, então cada uma com traços próprios criados para usos opostos, como o padrão de entrada de energia monofásico, bifásico e trifásico. Desse modo, cada tipo tem relação com a quantia de consumo elétrico do imóvel e guarda os itens que a compõem:
Qual a medida padrão da caixa de luz?
O tamanho pode variar de acordo com o local e a quantia de circuitos instalados, porém existem algumas medidas comuns. Portanto, o modelo mais popular é com dimensões de 25 cm x 20 cm x 10 cm, as proporções mudam de acordo com o país ou região.

Onde colocar a caixa de energia?
Deve ficar do lado de fora do imóvel, no limite da via pública, a parte superior deve estar a uma distância de 160 cm a 170 cm em relação ao piso. Assim, o eletroduto de parede não pode ficar embutido, precisa da curva de aço de 135° galvanizado e instalar o disjuntor.
A distribuidora irá fornecer o cabo concêntrico de entrada, que é o ramal de ligação vindo da rede elétrica externa. Além disso, a distância máxima entre o poste da empresa e o do cliente é de 30 m, o aterramento precisa ser da caixa até a haste onde será a aversão.
Quantos relógios de luz pode ter um terreno?
Em geral, cada casa ou comércio em um terreno deve ter seu próprio relógio de luz para medir o consumo de energia elétrica. Dessa forma, a quantia de relógios depende de vários fatores, em alguns casos é viável ter mais de um, como em edifícios com unidades livres.